03 setembro 2009

Luis Caldas é doido.


Claro que você lembra dele. Era ele que cantava o ¨Fricote¨. Aquela música ,aparentemente vinda do nada , que num só golpe estabeleceu a base do que viria a ser a axé-music.
Eu tive a oportunidade de passar uma hora vendo Luis Caldas trabalhar no estúdio e posso atestar : O cara é uma força da natureza.
Ele é fluente em diversos instrumentos e gêneros ,tem uma inteligência musical privilegiada, é brilhante e articulado.
Talvez por ser tudo isso ao mesmo tempo, ele também é um pouco doido.
Agora o genial Luis Caldas está lançando dez discos de uma vez. Discos dos mais diversos gêneros. Um de heavy metal , outro de hard rock , um de mpb, dois instrumentais e um todo cantado em tupi-guarani, entre outros.
O amigo que mandou a notícia desse giga-lançamento ensadecido, fez o favor de incluir o link para o myspace , lá pude ouvir que a minha impressão sobre o Luis Caldas não foi equivocada. Ele é doido , só um cara meio fora do normal poderia produzir dez discos de uma vez, mas é gênio.
E diante dessa genialidade enlouquecida eu fiquei pensando: É numa hora dessas que uma gravadora inteligente faz falta.
Porque se o Luiz Caldas parece um gênio perdido, chutando prá todo lado , a culpa é em grande parte de um negócio da música que não sabe lidar com talentos como ele.
Digo isso porque alguns anos antes de presenciar Luis Caldas em sua fúria criativa , pude testemunhar um outro personagem chamado Sebastião Rodrigues Maia gravando no estúdio. E me parece que se Tim tivesse aparecido na cena musical em meados dos anos 80 ,como Luis apareceu , sua carreira teria trajetória semelhante a do sumido Luis Caldas.
Trabalhar com gênios fora de controle como os Luis Caldas e Tim Maias da vida , já fez parte do dia-a-dia de produtores,empresários e executivos da música. Hoje , infelizmente , eles não tem quem os ajude a transformar a sua criatividade caudalosa em produtos consequentes.
Hoje prefere-se a mediocridade bem comportada. O artista que possui uma criatividade desenfrada é visto como um abacaxi , não como uma oportunidade.

2 comentários:

Arthur Froes disse...

Foi por isso que ele estava meio sumido! Estava no estudio, gravando sem parar !!! Conheço razoavelmente e gosto bastante do trabalho do Luis Caldas. Já trabalhamos juntos e, que bom seria se todos os "doidos" do mercado fonográfico fossem geniais como ele. Boa sorte, vida longa e ativa, Luis!!!

Mary Fê disse...

luis caldas é nosso prince descalço!