30 outubro 2005

Paralamas no Canecão

Ando meio atrapalhado ainda por conta das mudanças de endereço e de foco profissional. Justificativas esfarrapadas para minha ausência de alguns dias.

Fazia um tempão que não via um show dos Paralamas. Fui ontem ver eles no Canecão. Gostei muito.

Achei o disco novo -"Hoje" - abaixo do meu padrão paralâmico de qualidade, mas o show colocou as coisas em perspectiva.

O show é bem focado no trabalho mais recente , com ênfase no repertório do disco novo, mas inévitavelmente o show é mais um relato da trajetória do que um retrato do presente.

O show me relembrou que a trajetória dos Paralamas não é uma sem incidentes de percurso( e aí só me refiro aos artísticos), como é natural para uma banda que está a mais de vinte anos na estrada. E que outros momentos de transição já ocorreram e eles os superaram com trabalho, união e talento.

Se esse momento não me parece ser um "pico" criativo da banda , no tal "longo caminho" deles há vales ,ravinas e coisas assim. Momentos onde se encontram novas formas de fazer coisas velhas e outros onde coisas novas se fazem das velhas formas. Momentos de absorver novidades e de reciclar o passado. E o mais interessante não é esse ou aquele momento mas a trajetória em si.

Sou ,desde sempre ,amigo pessoal dos três , ou melhor, dos quatro,( incluindo necessáriamente o Zé Fortes - o paralama que toca máquina de calcular) e um crítico que acompanha com severidade o trabalho deles desde o início.

Um contra-senso? Pode ser, mas é assim que eu sou... mais exigente dos próximos do que dos distantes. Como sou próximo deles,espero deles sempre mais do que dos outros.

Nesse contexto de altas expectativas o show de ontem atendeu a todas.

Só continuo achando (uma coisa que já acho a muito tempo) que o Herbert devia deixar de ser fominha e colocar um guitarrista base no show.. ia facilitar a vida dele e deixar ele se concentrar em cantar , coisa que cada dia ele faz melhor.

Aos queridos para-choques , o amor e a admiração de um companheiro de viagem.

Nenhum comentário: