22 outubro 2005

O meu candidato para Nick Drake do século XXI.


Tomei conhecimento de Nick Drake , no final dos anos 80 , quando comprei num sebo um LP dele . O disco se chamava "Bryter Lyter" e me interessei por ele porque era do selo Island produzido por um dos meus produtores favoritos Joe Boyd e com meu ídolo Richard Thompson na guitarra .


Adorei o disco desde a primeira audição, ele tinha um clima folkish (usual nas produções de Boyd) , totalmente intimista e excepcionais arranjos de cordas para uma pequena formação (quarteto e sexteto) - coisa que sempre me interessa.

As composições de Drake se destacavam por uma concepção harmônica arrojada algo jazzística ,que em nada pareciam com o folk inglês , no qual ele estava categoriozado.

O disco realmente era ótimo, mas de alguma forma não me surpreendeu que eu nunca tivesse ouvido falar de Nick Drake , já que afinal as produções de Joe Boyd para Richard Thompson ( a minha razão de comprar o disco) também nunca tinham encontrado o grande público que eu achava merecido.

Um "mega-revival" de Nick Drake começou em meados dos anos 90 , quando usaram uma canção do seu disco "Pink Moon" num anûncio da Volkswagen no Reino Unido. Por conta dessa música, milhares descobriram esse artista que tinha uma história trágica ( ele se suicidou em 1974) .O que era um nome obscuro até alguns poucos anos antes, se transformou num sucesso mundial, um típico caso de - artista antes do seu tempo.

O sucesso "cult" de Nick Drake e as influências que ele produziu gerou uma série de candidatos ao "trono" de nick drake do Século XXI.

Muitos são só clones,mal disfarçados, mas dois se destacam nessa disputa , ambos americanos, Devendra Banhart e Sufjan Stevens.

Após uma comparação de um disco de cada um aposto en Sufjan .

O "Cripple Crow" de Devendra Banhart também é muito bom, mas acho que menos semelhante com o trabalho de Drake, exatamente na ousadia harmônica que sobra no "Illinoise" de Sufjan Stevens que eu recomendo entusiasticamente .

Nenhum comentário: