10 dezembro 2005

o melhor disco de rock do ano

Numa dessas navegações associativas sem destino que realizo de manhã , à partir dos emails que recebo diariamente (NYTimes/The Independent/AJCulture/blueBus/BBC/nominimo) caí na lista de indicados para o Grammy que foi divulgada hoje.

Gosto do Grammy e não gosto do Grammy.

Gosto porque quando o assisti de corpo presente pude sentir um clima bacana. Aquela coisa de ficar na fila do cachorro-quente atrás do Jeff Beck, trocar figurinhas com Roy Haynes esperando um taxi.. ou seja , a interação do mundo da música americana tudoaomesmotempoagora,é uma experiência super-bacana .

Não gosto do Grammy quando ele quer pretender ser produto de exportação. Acho, desde o marco zero, o Grammy Latino uma ridícula manifestção de subserviência cultural e o espaço que a grande imprensa brazuca dedica aos brasileiros indicados ao prêmio americano um triste sinal de colonialismo mental .

Digo isso tudo para justificar o tempo que perdi lendo os indicados do Grammy e constatando o absurdo que é ausência dos dois melhores de disco de rock americanos do ano: "Mesmerize/Hipnotize" do System of a Down e o "Out of Exile " do Audioslave.

Ambos estão apenas indicados em categorias menores que garantem a ausência deles da transmissão de TV. Uma óbvia e milimetrada medida para evitar os discursos anti-guerra do Iraque que ambas as bandas iriam promover se o espaço televisivo estivesse disponível.

O fiapo de credibilidade que o Grammy ainda poderia ter, foi definitivamente jogado no lixo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei.
Achei a crítica perfeita!!

É cada vez mais patética a importância que os EUA dão ao corpo do que à música. Ridículo.

Como disse o vocalista do S.O.A.D:
A civilização é um fracasso!!

Aplausos.