01 dezembro 2005

dieta -1


Rápidamnete um resumo do que anda frequentando os meus ouvidos.

Sufjan Stevens - Illinoise - Esse já está quase na boca do povo.
Mais um cantor/compositor sensível , esse meio de década 00 está com um incrível sabor de meados de 70. Sufjan se destaca nesse bloco de compositores que cantam baixinho e tocam violão pelas orquestrações originais e o uso intensivo de cordas, metais e coros. Há algo de Brian Wilson no destemor em que Stevens se lança no emprego de todas as cores musicais que dispõe. Viciante.


Jefferson Airplane = Surrealistic Pillow - Os vagares do negócio muitas vezes nos afastam de descobertas preciosas. O Jefferson Airplane não desfruta de um grande prestígio internacional nesse momento da história , são raras as citações a banda, é raro ouvir sua música mesmo os sucessos.

Em parte esse esquecimento se deve a eles próprios, que esculhambaram o legado de uma grande banda numa segunda encarnação (Jefferson Starship) que pegou uma rota rumo a breguice e nunca mais voltou.

Mais que a própria biografia , o que faz que a boa fase "Airplane" permaneça obscura é o fato dos primeiros ( e melhores ) discos da banda terem sido gravados para uma gravadora que fechou e estarem perdidos em algum rolo judicial interminável.

É raríssimo encontrar os discos e mesmo as coletâneas do Jefferson Airplane são figurinhas difíceis. É uma injustiça que a santa Internet repara.

Conhecia os hits do Airplane"White Rabbit", "Somebody to Love" , tive ou ainda tenho uma coletânea e me dava por satisfeito. Alguns anos atrás , sabe-se lá por indicação de quem, comprei o disco "Oar" um solo do Alexander "Skip" Spence , primeiro baterista da banda , clássico da psicodelia bad trip . Me apaixonei pelo disco e essa paixão me deu a curiosidade de ouvir os discos originais do Airplane, onde ele tocava.

Baixei os quatro primeiros - Surrealistic Pillow (1967) ,Crown of Creation (1968), Volunteers (1969) e Blows against the empire (1970) e descobri uma banda mais próxima do Buffalo Springfield do que do Grateful Dead, só para falar da cena flowe power, Califórnia, final dos sessenta. É psicodélico com certeza, mas não daquele jeito doidão bicho-grilo do Dead. De alguma forma o Airplane é a banda que mais encarnou o espírito contestador revolucionário de 68 nos Estados Unidos.

Portanto usem os seus Kazaas,E-donkeys e quetais .

P.S. - Tenho que fazer justiça e me lembrar que o Maurício Valladares sempre me recomendou o Airplane..

Nenhum comentário: