10 novembro 2009

Em outros tempos, quando eu raramente usava dinheiro de plástico, meus recibos de compras em cartão de crédito saiam da minha carteira para serem arquivados. Em algum momento os papeizinhos seriam analisados, e serviriam para controlar meus gastos e conferir a cobrança das despesas no cartão. 

Hoje até camelô aceita cartão. E os recibos se avolumam de tal forma na minha carteira , que regularmente sou obrigado a dar a eles um destino. Então depois de alguns instantes de culpa, as dezenas de recibos que juntei são inapelavelmente remetidos para a lata de lixo. 

A culpa pela eliminação das provas do meu descontrole financeiro, é sempre ultrapassada pelo simples reconhecimento que jamais terei tempo de arquivar e conferir todos aqueles recibos. 

Qualquer informação é inútil se não for arquivada e processada. 
Manter arquivos é uma coisa que dá um trabalho medonho , processar as informações contidas neles, o grande sorvedouro de tempo que esgota as nossas vidas.

O desenvolvimento dos métodos de classificação é a grande invenção ignorada da humanidade. Foi a capacidade de organizar o conhecimento em categorias e índices, que possibilitou a humanidade acumular informações muito além da memória individual de qualquer um. 
 

Por isso, compreendo perfeitamente essa psicose por listas que nos aflige nos últimos tempos. Fazer uma lista é o primeiro passo de qualquer processo de classificação. 

Ter toda a música gravada do mundo disponível para consumo imediato a qualquer instante , exige de nós, amantes da música, uma completa reorganização de nossos sistemas de classificação , uma tarefa hercúlea, para a qual a mídia pretende colaborar elaborando toda espécie de lista. 

Os mil discos que você precisa ouvir antes de morrer, as cem melhores músicas de todos os tempos, os dez lançamentos obrigatórios do ano , essas e uma infinidade de outras ,são tentativas de nos ajudar a navegar o mar de música que subitamente entrou nas nossas possibilidades de audição.

O problema é que esse bem intencionado esforço classificatório esbarra na natureza da obra de arte. 

Podemos afirmar que o Usain Bolt é o melhor corredor de cem metros do mundo , porque ele correu mais rápido que os melhores do mundo nessa modalidade. O critério de comparação é simples e objetivo, quem faz o percurso no menor tempo é o melhor.

Arte não é esporte. Não existe o melhor guitarrista, o pior disco, o melhor show ou o pior cantor. Não há melhor ou o pior ,simplesmente porque não há como comparar. 

A única maneira de comparar coisas diferentes é pela função. Podemos fazer uma lista das melhores pastas de dente porque ,embora sejam diferentes entre si , elas servem ao mesmo propósito: limpar os dentes. Então, as que limparem mais os dentes serão as melhores. 

Criações artísticas não vêm com instruções de uso como pastas de dente, porque elas servem funções diferentes, para diferentes consumidores. Essa é a natureza da brincadeira. É o que faz produzir qualquer forma de arte uma aventura no desconhecido. 

Se algum produto cultural ,por mais tosco que seja, encontra um público , é porque algum valor o consumidor viu nele. Um valor que muitas vezes o próprio criador desconhecia. Música serve para muitas coisas para pessoas diferentes. 

Há muita música feita para finalidades específicas : música para dançar,para louvar a Deus, para andar atrás de trio elétrico , para relaxar, etc e tal. Mas nada impede o ouvinte de ouvir com satisfação uma música feita para uma situação, em outra, completamente diferente daquela para qual foi originalmente criada. 

Conta a lenda que as variações Goldberg foram compostas por Bach para fazer dormir um conde que sofria de uma insônia terrível. Isso não impediu o pianista Glen Gould de transformar as variações, uma obra esquecida de Bach, num dos grandes sucessos da história da música de concerto. 

Por mais que irrite os criadores (e como irrita!), é a crítica que tem o papel de classificar música. Essa classificação não é um processo instantâneo e definitivo, como as listas querem fazer acreditar.

Pelo contrário, é lento e tortuoso o caminho que leva qualquer música a se tornar um clássico. 

Só o tempo ,muito tempo, determina o que fica e o que vai ser esquecido. Querer adiantar a história e inventar o clássico, antes que o tempo faça o seu trabalho de depuração, é uma bruta perda de tempo.

Um comentário:

Gian Fabra disse...

entendo exatamente o q vc diz...
e muito bem dito...

entrei num frenesi de baixar discos antigos, mas consegui escapar antes q o buraco negro me engolisse de vez.

e a crítica irrita mesmo! Ainda mais quando vc recebe as frustrações do crítico feito tortas na cara.

mas como vc diz. que a palavra final fique com o tempo... se bem q existem os movimentos saudosistas... mas isso já é outra história.
saudações musicais