21 junho 2006

Letra e música

Letra e Música

A canção popular é uma colisão entre música e poesia.
A poesia que comenta os tempos, a música que induz a dança.
A oração profana para ser repetida mil vezes,a música que relaxa os sentidos. O hai-kai que intriga, a melodia que gruda no inconsciente.

Sempre que alguém quer reduzir a canção popular a apenas um dos seus elementos não explica, confunde.
A canção popular é por definição a arte da palavra cantada, portanto letra de música não é poesia e qualquer arranjo de canção popular não é exatamente Música (com “M” maiúsculo).
Isso não quer dizer que a canção seja uma arte menor, muito pelo contrário. Afirmar a duplicidade da canção apenas ressalta que ela tem que ser criticada e observada como criação artística independente que é.

A canção popular como o cinema é “arte vira-lata” , de sangue misturado, cria da mestiçagem de outras artes. Artes que se moldaram no século XX . Artes que nascem de engenhos tecnológicos (cinematógrafo e fonógrafo), que ganham terreno pelo mundo, que permitem expressões novas e únicas.

Não existem artistas consagrados na canção popular que não tenham qualidades poéticas e musicais.
As letras de um Bob Dylan ou de um Caetano Velloso naturalmente ofuscam a parte estritamente musical das suas composições, mas isso não quer dizer que elas não existam.
Tanto em Dylan como em Caetano o ouvinte atento vai encontrar uma riqueza de soluções melódicas e uma constante re-invenção musical, que dão ao conjunto das suas obras o valor que nós atribuímos a elas.

Como arte da palavra cantada a canção convive e se inspira na poesia e na música pura. Frequentemente os compositores de canções também avançam pelo terreno das outras duas artes. Astor Piazzola e Duke Ellington , são criadores que escaparam do terreno da canção para a música pura como Chico Buarque e Leonard Cohen eventualmente escorregam para a literatura.

2 comentários:

Capi disse...

Excelente.
Me lembrou um livro, "O Cancionista", do Luis Tatit, que a certa altura compara o compositor de canções a um malabarista: num espaço de pouco mais de 3 minutos, o cancionista (adoro essa palavra) equilibra poesia, ritmo, melodia, harmonia, canto, interpretação, instrumental, arranjo - e sem ser necessariamente especialista em nenhuma dessas áreas.

Anônimo disse...

No mesmo post...Dylan, Piazzola e Chico!!! Genial!!!
=)

Belo post.
Bjs.