19 janeiro 2006

O meio a mensagem , o som e a música.

No espaço de uma semana li três artigos em lugares muito diferentes que abordavam o mesmo problema , a qualidade do som como parte fundamental do processo de experiência da música. Me senti estimulado a lançar esse assunto , no qual penso faz muito tempo, para a reflexão dos meus não-leitores.

Para nós que vivemos nesse tempo de assalto constante aos sentidos e de ouvidos superestimulados é necessário lembrar que a música não nasceu gravada.
Sim meus amigos da geração ipod, já existiu um tempo num passado não tão remoto em que para ouvir músca era preciso que alguém a tocasse.

Nesses tempos imemoriais em que a música era tocada por músicos de corpo presente, a questão era a qualidade do músico, não a qualidade do som. Felizmente isso é passado. Hoje em dia uma grande parte da música que nós ouvimos é criada como gravação e a performance ao vivo muitas vezes se torna uma operação de cachorro correndo atrás do rabo,com os músicos e técnicos tentando reproduzir ao vivo o que foi criado como gravação.

Mas voltando aos artigos que fiz menção no início . O primeiro foi na revista "Mix" , a bíblia do aúdio profissional, um painel com alguns engenheiros de masterização reclamando da qualidade dos equipamentos de áudio em que normalmente se ouve música hoje. O segundo e o terceiro eram artigos um no San Francisco Chronicle e o outro no site do Pete Townshend ( guitarrista do The Who) falando sobre o impacto dos headphones como principal meio de experiência musical.

O artigo de Townshend era um alerta , de alguém vitimado pela exposição a música alta em headphones. O guitarrista do Who , além de uma séria perda de audição, sofre de uma condição chamada tinitus , uma irritação no nervo auditivo, que se manifesta como um zumbido aguda permanente , cada vez que a pessoa é exposta a sons de alto volume.

No momento em que os "home theatres" se proliferam , a questão da qualidade da reprodução deveria estar na frente de todas as outras para a indústria da música. O DVD oferece oportunidade de qualidades de som jamis experimentadas antes, mas tudo isso passsa batido, por uma indústria que não consegue ver além dos resultados do próximo trimestre.

Volto ao assunto..

Um comentário:

Capi disse...

Beni, gostei muito desse blog, você sabe falar de música com um foco realmente diferente. Se me permite, vou fuçar por aqui sempre!