23 novembro 2005

Quem? quando ? Cream???



Ahhh.. quer dizer que entre voces há gentes que nunca ouviu falar em Cream?? Como pode ? Que absurdo!

Nem me venha com esse papo furado de que você não era nascido ... Eu também não era nascido em 1500 , mas sei que o Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil. Todo mundo tem obrigação de saber o que é o Cream, ora bolas!

Mas se do Cream vc. nunca ouviu falar, do guitarrista da banda, um tal de Eric Clapton, é possível que você já tenha ouvido falar. Pois saiba que se Eric Clapton é esse deus da guitarra, é porque ele fez uma curta temporada de aprendizado com o baixista Jack Bruce e o baterista Ginger Baker( idolus maximus!).

Jack e Ginger são músicos de formação jazzística, do tempo em que músicos de jazz não tinham que usar terno nem serem reacionários. Trabalharam sempre nos dois contextos o da música pop e o do jazz. Saíram da mesma cena de outros expoentes do Jazz britânico , o guitarrista Jonh Mclaughlin (inventor a MahavishnuOrchestra ) e o baixista Dave Holland. Uma cena musical sem preconceitos, onde jazz ,blues ,rock e pop conviviam em harmonia.

O Cream é isso uma banda com dois pés na improvisação coletiva e mais dois na canção tradicional.. um acontecimento que resulta do encontro de três grandes músicos, excepcionais na ausência de preconceitos.

Vai baixar os discos e se informar... porque isso é que é música , não aquela porcaria que vc. ouve no rádio ..isso é que transgressão, não aquele travesti darkie... Isso é que é invenção , não essa pseudo-modernidade eletrônica.. Cream é tudo!

Nenhum comentário: