02 agosto 2012

Música eletrônica?


Que bodega é música eletrônica??

Os tais "gêneros de música" foram inventados para dar uma  localização histórica da música.

Quando nos referimos a música clássica , geralmente estamos falando de música européia de concerto composta entre os séculos 18 e 20.  Quando falamos de soul music geralmente estamos fazendo referência à música norte-americana "de preto "dos anos 50 e 70 do Século 20 ( infelizmente nos EUA, até muito pouco tempo atrás, existia essa coisa nefasta de música "de preto" e música "de branco").

Instrumentos são apenas meios, por isso não existe um gênero chamado "música de clarineta", já que isso incluiría Benny Goodman  ,Mozart e Don Byron no mesmo gênero musical, e não serviria portanto para nenhuma localização histórica .

 Se generos musicais existem para delimitar um certo período histórico , é evidente que  não  faz sentido nenhum sentido  se referir a música eletrônica como um gênero musical .

Que diabos seria essa tal de música eletrônica? Ela incluiria as experiências com sintetizadores de compositores clássicos como Karheinz Stockhausen e as programações de Djs para as pistas de dança?

Música eletrônica como genero musical é portanto um equívoco.

Se o uso de recursos eletrônicos é cada vez mais difundido na produção musical de todos os gêneros, é evidente que música eletrônica é cada vez mais nomeia um processo e não um gênero.

Nenhum comentário: